Laboratório LGBTQIA+ amigável

Quais são as vantagens e as desvantagens da fertilização in vitro?

Casais que não conseguem engravidar naturalmente, muitas vezes, recorrem à ajuda da reprodução assistida. Uma das primeiras lições de quem pretende fazer uma fertilização in vitro (FIV), por exemplo, é entender todos os processos do tratamento, suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o procedimento!

fertilização in vitro

O que é fertilização in vitro?

A Fertilização in Vitro (FIV) é um tratamento de reprodução humana assistida que consiste em realizar a fecundação do óvulo com o espermatozoide em ambiente laboratorial, formando embriões que serão cultivados, selecionados e transferidos para o útero. É um dos procedimentos mais indicados para quem deseja realizar o sonho de formar uma família, pois é um tratamento seguro e que apresenta melhores taxas de sucesso.

Trata-se de uma alternativa para casais com dificuldades para engravidar, que apresentam alguma condição genética que pode ser passada para o bebê ou para casais homoafetivos.

A FIV é uma das técnicas de reprodução assistida mais utilizadas na atualidade, sendo indicada principalmente para mulheres que apresentam alterações ginecológicas que interferem na ovulação ou no deslocamento dos óvulos pelas trompas. Problemas relacionados à produção do esperma também podem levar à dificuldade para gerar um filho.

Quais são as etapas da FIV? 

A Fertilização in Vitro passa por uma sequência de etapas principais, mas algumas técnicas complementares podem ser incorporadas ao programa, conforme a individualização do tratamento.

Veja como é o passo a passo da FIV:

1. Estimulação ovariana

É realizada com medicamentos hormonais para que o ovário desenvolva mais folículos para obter vários óvulos maduros para a fertilização — enquanto na ovulação natural, somente um óvulo é liberado por ciclo.

2. Punção dos óvulos

Após o desenvolvimento folicular, outro hormônio é aplicado para induzir a ovulação, mas antes que os óvulos sejam liberados, fazemos a punção — com uma agulha fina para aspirar o líquido que contém os gametas.

3. Coleta do sêmen

O sêmen é coletado por masturbação na própria clínica. Após a coleta, a amostra passa por preparo seminal, a fim de selecionar os gametas de melhor qualidade.

4. Fecundação dos óvulos

A fertilização é feita em laboratório por meio da injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI). Essa técnica envolve a micromanipulação dos gametas, de modo que cada espermatozoide é analisado com um microscópio e injetado no interior de um óvulo.

5. Cultivo dos embriões

Os óvulos fertilizados são mantidos em cultivo por até 7 dias em incubadoras.

6. Transferência dos embriões

A transferência para o útero da paciente. Os embriões podem ser transferidos a fresco ou congelados, o que não altera sua qualidade nem as chances de gravidez.

Vantagens e desvantagens

  • A vantagem é que a gestação por meio da FIV é semelhante à espontânea: os índices de abortamento e malformação fetal são os mesmos. A desvantagem é que, se os espermatozoides tiverem qualquer alteração, as chances de engravidar diminuem.
  • Outro aspecto relevante: na FIV convencional, o período entre a primeira consulta e a realização do primeiro exame de gravidez é de cerca de 45 dias. Porém, se houver necessidade de fazer um tratamento para aumentar a fertilidade, demora ainda mais.
  • A síndrome da hiperestimulação ovariana pode acontecer devido aos altos níveis hormonais produzidos pelos folículos em crescimento após a coleta de óvulos, quando há grande quantidade de óvulos coletados, ou em pacientes com maior sensibilidade à elevação dos níveis hormonais. Isso ocorre em apenas 2% dos casos. 
  • A fertilização in vitro aumenta o risco de gestações múltiplas (gêmeos, trigêmeos e até mais crianças) por causa da potencialização dos óvulos produzidos durante o ciclo menstrual.

Descubra as possibilidades oferecidas pela FIV no Laboratório Chedid Grieco – Medicina Reprodutiva. Agende uma consulta com um de nossos especialistas. 

Leia também:

Descubra as opções de tratamento de infertilidade disponíveis

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.