Laboratório LGBTQIA+ amigável

Poluição e drogas

Poluição e drogas afetam fertilidade masculina.

De acordo com pesquisas divulgadas pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, a poluição e o consumo de drogas como álcool, cocaína, anabolizantes e cigarros afetam a fertilidade masculina, e parte cruscial na prevenção do problema é fazer acompanhamento médico regularmente.

A situação em regiões metropolitanas poluídas, como a da cidade de São Paulo, por exemplo é bem diferente. Em regiões industrializadas, como a Sudeste, esse número é bem menor. Isso porque que os hábitos e o estilo de vida afetam a fertilidade.

De fato, dados mostram que, em casais na América Latina, 52% da deficiência reprodutiva está na população masculina. O homem tem a impressão de que se conseguir ter ereções e ejacular, está tudo bem. Mas isso não significa que ele seja fértil. Espermatozoides podem não estar sendo produzidos, ou podem não estar saudáveis.

A higienização diária da genitália masculina é essencial na prevenção de disfunções e doenças. Pesquisas mostram que mil brasileiros têm o pênis amputado todos os anos como resultado de câncer de pênis, causado pelo vírus HPV.

O Brasil optou pela vacinação contra o HPV, que é a alternativa mais cara. Existem, contudo, outras alternativas.  Circuncisão na primeira infância pode prevenir até 80% dos casos registrados, tal como a educação das pessoas sobre o assunto.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.