Laboratório LGBTQIA+ amigável

Pólipos uterinos: sintomas, exames e tratamento 

Os pólipos uterinos são lesões geralmente benignas com baixo risco de malignidade, que ocorrem a partir do crescimento anormal de células na parede interna do útero. Costumam atingir mulheres com idade entre 30 a 50 anos. 

Podem ser do tipo endometrial (que se desenvolvem dentro da cavidade uterina) ou endocervical (que se desenvolvem no colo do útero).

pólipos uterinos: sintomas, exames e tratamento

O sintoma mais frequente da presença de pólipos uterinos é o sangramento excessivo durante e entre as menstruações, períodos menstruais mais longos e até sangramentos após a menopausa. 

Mulheres que possuem pólipos uterinos em geral não têm dor, mas podem apresentar sangramentos após relações, corrimento com mau odor e dificuldade para engravidar.

Geralmente, o pólipo uterino é diagnosticado por meio de ultrassom pélvico ou ultrassonografia transvaginal. Outra maneira de identificar a presença de pólipos uterinos é por meio da ressonância magnética de pelve e da histeroscopia diagnóstica, exame capaz de verificar toda a anatomia interna do útero.

O tratamento utilizado para os pólipos uterinos dependerá da gravidade da situação e da idade da paciente. Pode ser indicada a cirurgia de retirada do pólipo através de uma histeroscopia operatória. Caso você tenha sido diagnosticada com a presença de um pólipo uterino agende uma consulta com um dos especialistas do Laboratório Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva. Atendemos pacientes particulares, convênios e por reembolso.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.