Laboratório LGBTQIA+ amigável

Histeroscopia no tratamento da infertilidade

Quando um casal não consegue engravidar após um ano de relação sexual frequente (duas a três vezes por semana) e desprotegida, configura-se o que chamamos de infertilidade, uma condição que pode ser causada por vários fatores, envolvendo um ou os dois parceiros.

Nas mulheres, causas comuns de infertilidade incluem a idade, endometriose, ovulação irregular e obstrução das trompas de falópio. Entre os homens, hábitos de vida ligados à obesidade, tabagismo, abuso de álcool, alimentação inadequada, sono não reparador e sedentarismo, além de condições como varicocele, podem impactar na quantidade e qualidade dos espermatozoides.

Para ajudar o casal a superar a dificuldade de engravidar, existem vários métodos seguros e eficazes, como a histeroscopia.

Histeroscopia

O que é histeroscopia?

A histeroscopia diagnóstica é um exame ginecológico que tem como principal objetivo visualizar o interior do útero, de forma que seja possível identificar lesões e avaliar a anatomia e a saúde da cavidade endometrial. Pode ou não ser acompanhado de biópsia.

O teste é simples, podendo ser até mesmo realizado em regime ambulatorial, sem que haja a necessidade de anestesia ou internação.

Existem dois tipos de histeroscopia, sendo elas:

Histeroscopia diagnóstica: feita para ver o interior do útero e diagnosticar possíveis alterações ou doenças;

Histeroscopia cirúrgica: seu objetivo é tratar as alterações no útero. É indicada no tratamento de pólipos, miomas e malformações na cavidade uterina.

Como a histeroscopia diagnóstica é realizada?

A videohisteroscopia é um dos procedimentos minimamente invasivos disponíveis para o tratamento de diversas afecções ginecológicas. Ela é feita com um aparelho chamado histeroscópio, que consiste em uma câmera, um sistema de iluminação e canais para a passagem de instrumentos cirúrgicos.

As imagens são transmitidas a um monitor de alta resolução em tempo real e podem ser ampliadas visualmente. Assim, o médico pode conquistar uma maior assertividade no tratamento das patologias intrauterinas — muitas das quais estão relacionadas com a infertilidade feminina.

Quando a histeroscopia diagnóstica é indicada?

Geralmente, a histeroscopia diagnóstica é indicada para mulheres que estão com algum tipo de sangramento uterino anormal, pólipos, miomas, suspeita de neoplasias, entre outros problemas.

O exame costuma ser recomendado para investigar casos de mulheres que tiverem abortos repetitivos e infertilidade, permitindo, muitas vezes, que elas descubram o porquê de não conseguir engravidar.

Vale ressaltar que a histeroscopia diagnóstica não é indicada para mulheres que estão grávidas.

Exame de histeroscopia e infertilidade

Muitos fatores podem levar uma mulher a ter dificuldade para engravidar, e a histeroscopia diagnóstica pode ser uma aliada nesta investigação. O exame permite identificar miomas e pólipos, septos e sinequias (alterações da anatomia uterina que também podem ser corrigidas cirurgicamente) e sinais de endometrite crônica.

Diante disso, após o diagnóstico realizado pelo médico com o exame de histeroscopia diagnóstica, é possível propor a melhor conduta e, quando necessário, indicar as técnicas de reprodução assistida.

Os métodos mais utilizados na reprodução assistida são a Inseminação Artificial e a Fertilização in Vitro (FIV). O primeiro é um tratamento de baixa complexidade, que tem como objetivo aumentar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides disponíveis para a fecundação; já o segundo é de alta complexidade e com melhores taxas de sucesso.

A FIV é feita em algumas etapas, sendo elas: realização de exames, estimulação ovariana, punção folicular e coleta dos espermatozoides, fecundação, cultivo dos embriões e transferência embrionária. Todas essas etapas são realizadas em laboratório, com a supervisão de um médico especialista, para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Entre em contato agora com o Laboratório Chedid Grieco – Medicina Reprodutiva e agende sua consulta com um de nossos especialistas em reprodução assistida. Estamos aqui para ajudar você a realizar seu sonho de ter um filho!

Leia também:

Descubra as opções de tratamento de infertilidade disponíveis

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.