Laboratório LGBTQIA+ amigável

Gêmeos semi-idênticos

Foi registrado na Austrália o segundo caso raro de gêmeos “semi-idênticos” no mundo. Os médicos dizem que esse fenômeno é extremamente raro de acontecer.

A descoberta foi feita por meio de um exame pré-natal de rotina, é a primeira vez que gêmeos semi-idênticos são identificados durante a gravidez.

De acordo com a autora do livro “A Mágica dos Gêmeos e Trigêmeos”, Dra Silvana Chedid, “Entre 35 e 40 anos, 14 a cada 1.000 mulheres deverão gerar gêmeos ou múltiplos mais numerosos. Por causa dessa predisposição, o fato de mais mulheres adiarem a maternidade até depois dos 35 anos tem sido citado entre as explicações possíveis desse crescimento exponencial.”

O menino e a menina, hoje com quatro anos, são idênticos por parte de mãe. Mas compartilham apenas uma parte do DNA do pai – o que coloca eles, geneticamente, em algum lugar entre gêmeos fraternos (dizigóticos ou bivitelinos) e gêmeos idênticos (monozigóticos ou univitelinos).

Gêmeos idênticos são gerados quando um único óvulo, fecundado por um único espermatozoide, se divide e forma dois bebês. Esses gêmeos são do mesmo sexo e compartilham os mesmos genes e características físicas..

Os gêmeos não-idênticos são formados, por sua vez, quando dois óvulos distintos são fecundados, cada um por um espermatozoide diferente, e se desenvolvem no útero ao mesmo tempo. Sendo assim, podem não ser do mesmo sexo e se parecem tanto quanto qualquer irmão ou irmã, apesar de terem nascido juntos.

No caso de gêmeos semi-idênticos (ou sesquizigóticos), acredita-se que o óvulo tenha sido fecundado simultaneamente por dois espermatozoides antes de ser dividido. Se um óvulo é fecundado por dois espermatozoides, resulta em três conjuntos de cromossomos, em vez de dois – um da mãe e dois do pai.

E, de acordo com os pesquisadores, três conjuntos de cromossomos são “tipicamente incompatíveis com a vida, e os embriões não costumam sobreviver”.

Chances de ter gêmeos?

Gêmeos não-idênticos são mais comuns em algumas famílias. Mulheres mais velhas também são mais propensas a engravidar de gêmeos fraternos, porque têm mais chance de liberar mais de um óvulo durante a ovulação. Já os gêmeos idênticos não estão relacionados à herança genética.

Livros da Dra Silvana Chedid 

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.