Laboratório LGBTQIA+ amigável

Fastfood e infertilidade

Garotos que preferem alimentos ricos em gordura e processados, como pizzas, salgadinhos, batata frita e hambúrgueres, estão matando as células produtoras de esperma

Restaurantes de fast food estão acabando com a fertilidade masculina, é o que revela uma pesquisa da universidade de Harvard. Adolescentes que preferem alimentos ricos em gordura e processados, como pizzas, salgadinhos, batata frita e hambúrgueres, estão matando as células produtoras de esperma, que nunca podem ser substituídas.

O estudo também mostrou que uma dieta dominada por peixe, frango, legumes e frutas é melhor para proteger os espermatozóides e garantir níveis saudáveis de fertilidade.

É a primeira vez que uma pesquisa prova a influência da má alimentação durante o crescimento nas chances de um homem ser pai. O professor Allan Pacey, da Universidade de Sheffield, uma das principais autoridades em reprodução masculina, explica:

Os pesquisadores de Harvard acessaram os dados de cerca de 3.000 homens dinamarqueses de 19 anos. Eles passaram por exames médicos e por questionários. Das respostas ao teste, foram identificados quatro tipos de alimentação: “ocidental”, “prudente”, “Smorrebrod”, “vegetariana”.

As dietas analisadas
“ocidental” carne vermelha, carne processada, alimentos e bebidas gordurosos e açucarados
“prudente” frango, peixe, legumes e frutas “Smorrebrod” carnes frias processadas, grãos integrais, maionese, peixe frio, condimentos e laticínios “vegetariana” vegetais, leite de soja e ovos.

A saúde do esperma, medida pela concentração, volume e motilidade, foi melhor naqueles que seguiram a dieta prudente, seguidos pelas dietas vegetarianas e Smorrebrod, com a dieta ocidental produzindo as piores leituras. Os cientistas também realizaram testes hormonais indicando a saúde das células produtoras de espermatozóides, mais uma vez descobrindo que estas foram esgotadas nos homens jovens que favoreciam a junk food.

Acredita-se que uma pessoa não pode recuperar as células produtoras de espermatozóides que foram mortas pelo estresse oxidativo, o que tem implicações para a quantidade de espermatozóides que podem produzir a qualquer momento.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.