Laboratório LGBTQIA+ amigável

Dia do Biomédico

Desde 2006, o dia 20 de novembro é reservado para comemorar o Dia do Biomédico em todo o Brasil. Homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de analises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamento de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente.

Colocada em uma posição com características tanto da medicina quanto da biologia, a Biomedicina é uma carreira que necessita de curso superior, com o devido reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e, ainda, de um órgão de classe: o Conselho Regional de Biomedicina (CRB).

A Biomedicina é muito conhecida pelo seu trabalho nas análises clínicas, mas o que faz um biomédico vai além disso. Essa área expandiu-se muito desde seu surgimento e deixou de ser um suporte da Medicina para tornar-se um ramo independente e extremamente relevante.É importante lembrar que a produção de conhecimento é parte fundamental da área, assim como o perfil analítico e investigativo do profissional. Essas são algumas características que definem bem o que é Biomedicina e que tipo de campo atuação você encontra nela.

O Biomédico é profissional legalmente capacitado e habilitado para assumir o assessoramento e executar trabalhos específicos e relacionados ao processamento semi-industrial e industrial do sangue, correlatos, e realizar todos os procedimentos técnicos de banco de sangue, transfusão, infusão de sangue, hemocomponentes e hemoderivados; do mesmo modo, assumir chefias técnicas e assessorias destas atividades independentemente de seu nível de complexidade, devendo estar sob responsabilidade técnica de profissional médico, especialista em hemoterapia ou hematologia, ou qualificado por órgão competente.

Os cursos de pós-graduação são reconhecidos pelo CRBM-4 para obtenção de uma nova habilitação, todos os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu devidamente reconhecidos pelo MEC, com carga horária mínima de 360 horas, cujo certificado de conclusão possua essa informação serão validados para fins de inclusão de habilitação, desde que a área do conhecimento seja pertinente ao ramo de atividades em que se pretende atuar. Essa avaliação é feita pela Comissão de Ensino e Docência do CRBM-4.

Os CONSELHOS possuem sobre tudo as funções de regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional em defesa da coletividade, Estes por sua vez, apresentam atuações delimitadas por leis, sendo entidades fiscalizadas pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior do qual emanam resoluções para os regionais.
Já as ASSOCIAÇÕES são sociedades de cunho científico, criadas com o objetivo de promover o aperfeiçoamento da categoria, auxiliando os profissionais e estudantes com atividades que agreguem conhecimento aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos.
Por fim, aos SINDICATOS cabe defender e fazer prevalecer os direitos trabalhistas, lutando pela melhoria das condições laborais, verificando a jornada ideal de labuta do profissional, o piso salarial compatível com a categoria, os acordos anuais celebrados entre Biomédicos e empregadores, ou seja, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.

Por ter características próprias, a Biomedicina é ímpar na Saúde, e confunde a cabeça de muitos estudantes que ainda não entendem o propósito da área. Para que esse não seja o seu caso, entenda o que faz um biomédico nos diferentes campos de atuação da área.

Análises Clínicas:

São 10 as áreas de atuação do biomédico segundo o conselho da categoria e quem forma-se na faculdade de Biomedicina pode atuar em todos eles. O ramo mais tradicional da área, no entanto, é o de Análises Clínicas.

Neste campo, o profissional realiza análises laboratoriais buscando identificar doenças ou anomalias em amostras biológicas. São os exames de sangue, biópsias, toxicológicos, entre outros.

É esse o campo de atuação que faz a Biomedicina ser conhecida como o braço direito da Medicina. Afinal, os especialistas em Análises Clínicas são fundamentais no processo de diagnóstico clínico.

Análises Ambientais e Bromatológicas:

Engana-se quem pensa que o que faz um biomédico sempre terá relação direta com a saúde humana. O profissional também é treinado para atuar em outras frentes, como a ambiental e a alimentar.

O especialista em Análises Ambientais também é um profissional de laboratório que realiza análises, mas, neste caso, de amostras ambientais. Sua função é detectar a presença de agentes químicos ou biológicos no ambiente para avaliar a presença de contaminação ou poluição.

Da mesma forma, atua o especialista em Análises Bromatológicas, porém no que refere-se ao alimento. Ele está presente em indústrias, armazéns e empresas de transporte para avaliar e garantir a segurança no consumo dos produtos que por ali passam.

Genética e Reprodução Humana:

Voltando-se a Biologia Molecular, o biomédico realiza exames que buscam identificar anomalias ou padrões genéticos. Nesse campo, o profissional atua majoritariamente no aconselhamento genético e com testes de paternidade.

Um campo relacionado é o da Reprodução Humana. O que faz o biomédico, neste caso, é a inseminação artificial. Partindo da coleta de amostras até a implantação do embrião no útero materno, passando por todo processo de manipulação embrionária.

Esses são dois campos muito voltados a pesquisa e desenvolvimento. As terapias gênicas, que são revolucionárias no tratamento do câncer, são frutos do trabalho de alguns destes profissionais.

Estética:

Entre 2014 e 2016, houve um aumento de 300% na procura por procedimentos estéticos de caráter não-cirúrgico, gerando uma lacuna no mercado.

Eram necessários profissionais da saúde treinados em competências técnicas e procedimentais, mas não necessariamente médicas. O que faz do biomédico o profissional perfeito para assumir o posto, como de fato aconteceu.

Hoje esse é um campo de atuação em plena expansão no qual o biomédico cuida da beleza e saúde ao mesmo tempo em um mercado rico em oportunidades.

É difícil resumir o que faz um biomédico, pois esse profissional demonstra vir de uma formação generalista e versátil. A cada dia, novos campos de atuação surgem e, com eles, mais oportunidades para crescer na carreira.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.