Laboratório LGBTQIA+ amigável

Dia do biólogo

Hoje é comemorado o Dia do Biólogo. O biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas que envolvem o estudo da vida. A profissão tornou-se legal após a lei nº 6.684, em 03 de setembro de 1979, ter sido sancionada. Essa lei também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais. O Dia do Biólogo foi instituído exatamente na mesma data de criação dessa lei.

Alexandros Aggelis, formado em Biologia e responsável pelo laboratório de FIV da Chedid Grieco:

“A biologia é uma das áreas mais dinâmicas da ciência. Eu não podia imaginar ficar o dia inteiro atrás de uma mesa de escritório. Trabalhar como Biólogo é fugir da rotina. Cada dia de trabalho é uma experiência diferente. A Reprodução Humana é uma área da biologia que encanta a maioria dos biólogos. Ver o seu trabalho se transformando em vida e ver a felicidade de um casal pós um tratamento bem sucedido e muito gratificante”.

“O biólogo atuando em qualquer área deve estar sempre atualizado com as novas descobertas da área. A área da Reprodução Humana e da saúde em geral exige muita dedicação”.

“A biologia é uma ciência relativamente nova e tem muitos espaços para serem pesquisados e explicados. Ela continuará a atrair os jovens nas próximas décadas. Aconselharia os jovens que gostariam seguir uma profissão divertida e cheia de novidades, de escolher a biologia”.

A área de atuação do biólogo é bastante ampla e divide-se em três campos principais: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção.Dentro dessas áreas, os biólogos podem trabalhar, por exemplo, com bioética, bioinformática, controle de pragas, gestão de coleções biológicas, ecoturismo, educação ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, perícia forense, saneamento ambiental, aconselhamento genético, análises citogenéticas, análises clínicas, testes em animais, reprodução humana assistida, terapia gênica, desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, entre vários outros campos.

Ser biólogo é, portanto, muito mais que trabalhar com animais e plantas. Esse profissional estuda todos os aspectos relacionados com a vida, podendo atuar em laboratórios, zoológicos, parques florestais, áreas de preservação, áreas mais burocráticas, entre muitas outras. Vale destacar, no entanto, que, independentemente da área escolhida, o biólogo deve respeitar a vida em todos os seus níveis.

Áreas:

A Biologia é uma ciência complexa e que apresenta uma série de áreas de estudo. A seguir, veremos algumas dessas e uma explicação simplificada a respeito do objeto de estudo de cada uma delas:

Anatomia: tem como objeto de estudo a estrutura dos seres vivos.

Biofísica: enfoca os processos físicos que acontecem nos seres vivos.

Biologia Celular: érelacionada com o estudo das células.

Biologia Molecular: tem como objeto de estudo as interações bioquímicas que ocorrem nas células.

Bioquímica: é responsável por estudar as reações químicas que ocorrem nos organismos vivos.

Botânica: tem como objeto de estudo as plantas.

Ecologia: é responsável por estudar a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.

Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos seres vivos.

Evolução: preocupa-se em conhecer e compreender as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo.

Ficologia: tem como objeto de estudo as algas.

Fisiologia: estuda o funcionamento do corpo dos seres vivos.

Genética: tem como objetivo estudar os mecanismos da hereditariedade.

Histologia: estuda os tecidos.

Imunologia: estuda o sistema imunológico.

Microbiologia: estuda os micro-organismos, tais como os vírus e bactérias.

Zoologia: tem por objetivo estudar os animais.

Curso:

O curso de Ciências Biológicas, também encontrado pela denominação Biologia ou Ciências- Biologia, é o curso adequado para aqueles que pretendem ser biólogos. O curso é oferecido na modalidade de bacharelado e licenciatura e dura, em média, quatro anos (oito semestres).

Na modalidade de licenciatura, o futuro profissional terá contato com as matérias da Biologia e também com matérias voltadas à Educação, como práticas de ensino, políticas educacionais e didática. Ao final do curso, o profissional estará apto a ministrar aulas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, respectivamente. É importante deixar claro que o licenciado pode registrar-se no Conselho de Biologia de sua região e atuar como biólogo.

Na modalidade do bacharelado, o futuro profissional não estudará matérias voltadas à Educação, não ficando apto, ao final do curso, a atuar como professor do Ensino Médio e Fundamental. No final do curso, esse profissional poderá atuar como biólogo. Entretanto, sua atuação só poderá ser realizada após o registro no Conselho de Biologia de sua região.

Nas duas modalidades do curso, o futuro profissional estudará disciplinas voltadas para a área de atuação do biólogo. A grade varia de uma instituição para outra, entretanto, a maioria das instituições de ensino oferece as seguintes disciplinas: Anatomia Humana; Anatomia Comparada; Bioestatística; Biofísica; Biologia Celular; Biologia Molecular; Bioquímica; Botânica; Ecologia; Embriologia; Estatística; Evolução; Física; Fisiologia Animal; Fisiologia Vegetal; Genética; Geologia; Histologia; Imunologia; Microbiologia; Morfologia Vegetal; Paleontologia; Parasitologia; Sistemática Vegetal; e Zoologia de Invertebrados e Vertebrados.

Atuação do biólogo:

Para atuar como biólogo, é fundamental que o profissional, após concluir seu curso, registre-se no Conselho Regional de Biologia da sua região. De acordo com o Conselho, o profissional poderá atuar nas áreas de:

Meio Ambiente e Biodiversidade: O profissional poderá atuar em várias subáreas, como bioética, controle de vetores e pragas, ecoturismo, educação ambiental, gestão ambiental, licenciamento ambiental, saneamento básico, mudanças climáticas, entre outras.

Saúde: O profissional poderá atuar em aconselhamento genético, análises clínicas, bioética, saúde pública, reprodução humana assistida, perícia e biologia forense, entre outras.

Biotecnologia e produção: O biólogo poderá atuar nas áreas de bioinformática, biologia molecular, biossegurança, cultura de células e tecidos, engenharia genética, melhoramento genético, entre outras.

Parabéns a todos os biólogos e um feliz dia!!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.