Laboratório LGBTQIA+ amigável

Como prever o diabetes gestacional mesmo antes da gravidez

Eran Segal, professor de Ciência da Computação e Matemática Aplicada e o Departamento de Biologia Celular Molecular utilizaram o  Machine Learning para comparar mais de 2 mil parâmetros em 450 mil gestações incluindo os resultados dos exames de sangue das mulheres e as histórias médicas de sua família.

O algoritmo revelou que nove dos parâmetros que incluíam a idade da mulher, índice de massa corporal, histórico familiar de diabetes e resultados de seus testes de glicose durante gestações anteriores (se houver) eram suficientes para identificar com precisão as mulheres que estavam com alto risco de desenvolver diabetes gestacional.

Validado em dados de outras 140 mil gestantes, os nove parâmetros ajudaram a identificar com precisão as mulheres que finalmente desenvolveram diabetes gestacional.

As grávidas de alto risco poderiam reduzi-lo apenas  adotando medidas no estilo de vida,  tais como  exercícios e dieta. Por outro lado, as mulheres identificadas como de baixo risco poderiam ser poupadas do custo e da inconveniência do teste de glicose.

O estudo publicado na revista Nature Medicine analisou dados da maior organização de saúde de Israel, a Clalit Health Services. Demonstrou a utilidade de big data dos registros eletrônicos de saúde, para previsões de doenças personalizadas que podem levar a medidas preventivas e terapêuticas.

Saiba mais: https://wis-wander.weizmann.ac.il/life-sciences/new-algorithm-predicts-gestational-diabetes

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.