Laboratório LGBTQIA+ amigável

Como a idade afeta a fertilidade feminina e masculina?

Os novos hábitos e estilos de vida têm influenciado o modo que as famílias têm se criado. É cada vez mais comum ver casais adiando o sonho de ter filhos em razão de outras prioridades. Com isso, a idade para engravidar tem aumentado cada vez mais.

Muitos casais só optam por ter filhos após alcançarem estabilidade profissional e financeira, que geralmente ocorre após os 30 anos. No entanto, o que muitos homens e mulheres não levam em conta é o quanto a idade avançada pode interferir no processo de gravidez. 

A medicina reprodutiva é uma alternativa nessas situações. Atualmente, existem métodos de congelamento de gametas e os tratamentos em reprodução assistida, que favorecem, especialmente, casais com idade acima da indicada para uma gestação. 

Continue lendo o artigo para saber a melhor idade para engravidar, quais os problemas mais comuns de fertilidade e os tratamentos indicados para quem já passou dessa fase.

Até que idade a mulher pode engravidar naturalmente?

Há questões biológicas que precisam ser consideradas, afinal, quanto mais avançada for a idade da mulher, mais difícil é a concepção natural. Isso acontece principalmente porque ela nasce com um número determinado de folículos e óvulos, que também perdem qualidade com o passar do tempo.

O pico da sua vida reprodutiva é entre 20 e 30 anos, mas ela tem boas condições de engravidar até os 37 anos. A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão baixos e fica mais difícil engravidar. O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre normalmente entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência.

Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. Depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Além de uma menor quantidade de óvulos, os gametas envelhecem e perdem qualidade, o que pode comprometer a saúde do embrião e levar a abortamentos espontâneos. Óvulos de mulheres mais velhas também têm uma zona pelúcida mais espessa, camada de glicoproteínas que os protege, dificultando a fecundação, uma vez que o espermatozoide precisa rompê-la para que isso aconteça.

Apesar de a idade ser o principal fator de infertilidade feminina, mulheres mais novas também podem ter dificuldades para engravidar como consequência de diferentes condições ou doenças.

Além da idade, quais circunstâncias podem comprometer a capacidade reprodutiva das mulheres?

Para que a gravidez aconteça, os órgãos do aparelho reprodutor feminino devem estar em perfeitas condições. No entanto, durante o período reprodutivo, diferentes doenças podem causar alterações, dificultando ou impedindo a gestação.

  • Menopausa precoce;
  • Endometriose;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP);
  • Miomas uterinos;
  • Pólipos endometriais;
  • Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
  • Alterações tubárias;
  • Obesidade;
  • Doenças autoimunes;
  • Tabagismo;
  • Tumores que afetam o sistema reprodutor feminino.

Qual a relação entre a idade e a infertilidade masculina?

Estudos recentes comprovaram que, apesar de não ser tão preocupante quanto a infertilidade feminina, a idade avançada também interfere na capacidade fértil nos homens. Essa relação está interligada à demora do casal conseguir engravidar naturalmente e às maiores chances de abortos quando o homem é mais velho.

A correlação da idade do homem e a fertilidade dele pode envolver diversos fatores, como alterações nos hormônios masculinos, perda da função sexual, entre outras. No entanto, as modificações do sêmen e a fragmentação do DNA do espermatozoide são as causas mais predominantes em homens com idade avançada.

Tratamentos para quem já passou da idade para engravidar

Com o avanço na reprodução assistida, existem tratamentos capazes de promover uma gestação saudável e sem riscos até os 50 anos. A fertilização in vitro, a inseminação artificial e o tratamento hormonal são alguns deles. 

Uma boa técnica, também, é optar pelo congelamento de óvulos e espermatozoides no período fértil feminino e masculino para engravidar posteriormente. Dessa maneira, eles permanecerão saudáveis por muito mais tempo, aumentando o sucesso da gravidez acontecer.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato agora com um dos especialistas do Laboratório Chedid Grieco – Medicina Reprodutiva.

Leia também:

Como aumentar a fertilidade?

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.