Laboratório LGBTQIA+ amigável

Cigarros eletrônicos e espermatozóides

Um estudo publicado agora em junho de 2020 por Stine A. Holmboe e colaboradores na prestigiada revista científica Human Reproduction (https://doi.org/10.1093/humrep/deaa089) mostrou que o uso de cigarros eletrônicos foi associado à uma menor contagem de espermatozóides. Este estudo incluiu 2008 homens com informações sobre o uso de cigarros durante o período entre 2012 e 2018. A idade média dos homens foi de 19,0 anos e, além de fornecer uma amostra de sêmen e sangue, eles preencheram um questionário sobre estilo de vida, incluindo informações sobre o hábito de fumar. Associações entre diferentes tipos de tabagismo (cigarros eletrônicos, tabaco, maconha e cigarros) e hormônios reprodutivos (testosterona total e livre, globulina de ligação a hormônios sexuais, LH, estradiol e proporções de inibina B / FSH, testosterona / LH e testosterona livre / LH) e parâmetros do sêmen (contagem total de espermatozóides e concentração espermática) foram examinados usando múltiplas análises. 

 

O uso de cigarros eletrônicos está associado à função testicular, como mostrado anteriormente para cigarros convencionais?

Sim. O estudo demonstrou que o uso de cigarros eletrônicos está associado à qualidade reduzida do sêmen, mas não ao nível sérico mais alto de testosterona, como observado no uso convencional de cigarros. 

 

PRINCIPAIS RESULTADOS

Aproximadamente metade dos homens (52%) eram fumantes, 13% usavam e-cigarros, 25% usavam cigarro convencional e 33% usavam maconha. Os usuários de cigarros eletrônicos e maconha também costumavam fumar cigarros convencionais. Comparados aos não usuários, os usuários diários de cigarros eletrônicos tiveram uma contagem total de espermatozóides significativamente menor (147 milhões vs 91 milhões), assim como os fumantes diários de cigarro (139 milhões vs 103 milhões), nas análises ajustadas. Além disso, foram observados níveis significativamente mais altos de testosterona total e livre em homens fumantes (testosterona total 6,2% e 4,1% maior e testosterona livre 6,2% e 6,2% maior em fumantes diários e fumantes ocasionais, respectivamente, em comparação com homens não fumantes), mas não entre usuários de cigarro eletrônico.

Uma das limitações deste estudo é que não foi possível excluir que os resultados possam ter sido influenciados por confusão residual por fatores comportamentais não ajustados. O número de usuários diários de cigarro eletrônico era limitado e os achados precisam ser replicados em outros estudos.

 

IMPLICAÇÕES MAIS LARGAS DOS RESULTADOS

Este é o primeiro estudo em humanos que indica que não apenas o consumo de cigarros, mas também o uso de cigarros eletrônicos, está associado à menor contagem de espermatozóides. Isso pode ser um conhecimento importante para os homens que tentam engravidar, pois os cigarros eletrônicos são frequentemente considerados menos prejudiciais do que o fumo convencional.

 

FINANCIAMENTO DO ESTUDO 

O financiamento foi recebido do Ministério da Saúde dinamarquês (1-1010-308 / 59), do Fundo de Pesquisa Independente da Dinamarca (8020-00218B), da ReproUnion (20200407) e do Fundo de Pesquisa da Região da Capital da Dinamarca (A6176).

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.