Laboratório LGBTQIA+ amigável

Chance de Gêmeos

Gravidez tardia aumenta a chance de nascimento de gêmeos.

Pesquisadores da Brown School of Public Health analisaram os dados de nascimentos do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) para estudar o quanto o aumento é um resultado natural das mulheres escolherem ter filhos mais tarde na vida.

De acordo com a autora do livro “A Mágica dos Gêmeos e Trigêmeos”, Dra Silvana Chedid, “As mulheres de 35 a 40 anos têm chances maiores de engravidar de gêmeos naturalmente, assim como as de etnia negra”

De acordo com Eli Adashi, professor de obstetrícia e ginecologia da Brown University e um dos responsáveis pelo artigo, essa tendência apresenta algumas preocupações –sendo a principal delas o de parto prematuro.

Para conduzir a análise que teve os resultados publicados no periódico Obstetrics & Gynecology, a pergunta foi: a gravidez tardia tem um impacto sobre a incidência de nascimentos múltiplos nos Estados Unidos?

De acordo com Adashi, a resposta é sim. “No artigo, mostramos que, de fato, nem todos os nascimentos múltiplos têm a ver com drogas para fertilidade ou fertilização in vitro (FIV). Há uma proporção considerável de nascimentos que são atribuíveis simplesmente ao atraso da procriação. E a porcentagem parece estar crescendo”, afirma.

Segundo o pesquisador, o fato de mulheres mais velhas terem mais probabilidade de ter gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos é conhecido há algum tempo.

+ Gêmeos semi-idênticos

Passado

1949 a 1966 – Antes de as tecnologias de reprodução assistida estarem disponíveis, as mulheres brancas na faixa dos 35 anos têm cerca de três vezes mais chances de ter gêmeos fraternos (formados a partir de dois óvulos) e não – idênticos.

1971 a 2016 – As mudanças sociais tiveram grande relevância na formação da família. O numero de mães brancas entre 30 e 40 anos aumentou de 16% em 1971 para 42% em 2015; as mães negras de faixa etária semelhante aumentaram de 14% para 31% no mesmo período.

Os pesquisadores afirmam que este aumento no número de mulheres mais velhas tendo filhos sem tecnologias de reprodução assistida desempenhou um papel importante no número de nascimentos múltiplos, que excedeu a taxa esperada de cerca de 20 múltiplos por 1000 nascidos vivos.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

© Todos os direitos reservados - Chedid Grieco.